4 de maio de 2021

SEBENTA – 55

A PRESENÇA MÁGICA

A Maior Força do Universo

O que há de mais importante e imperativo para nós é que devemos relembrar sempre; aceitar plenamente e compreender que a 'Poderosa Presença I AM' é a 'Presença Mágica'; que ela se acha focalizada dentro, através e ao redor de nós, a todo o momento.

Já vimos nosso Glorioso Próprio-Deus de deslumbrante Luz, a Vida real de nosso próprio Ser, de modo que não há desculpa para não a aceitar perfeitamente.

A actividade exterior de nossa mente é o cavalo rebelde.

Esta devemos trazer sob domínio e torná-la inteiramente obediente à 'Poderosa Presença I AM' - por todos os modos.

Para aqueles que ainda não tiveram o privilégio de ver o Próprio-Deus, pode haver alguma desculpa, conquanto Ele esteja constantemente se expressando através do coração de todo ser humano nascido neste mundo, mas, tendo o indivíduo visto, uma vez, seu 'Eu-Perfeito', a Deslumbrante Luz de Deus, não há razão para ignorar a 'Presença' depois disso.

Quando Sua Forma e Luz ficaram uma vez registadas na actividade externa do espírito, por meio da vista, o indivíduo pode, a qualquer momento, relembrar esse quadro conscientemente e à vontade, e libertar novamente essa força dentro de todos os problemas terrenos.

O estudante sincero pode estender toda a força da 'Poderosa Presença I AM' a qualquer condição, e assim carregar todas as coisas com Perfeição.

Então, ele pode viver novamente na Casa do Pai, na gloriosa Liberdade que foi originalmente designada para ele; essa é a única predestinação que existe.

Tendo visto, uma vez, nossa 'Poderosa Presença I AM', a própria visão é uma das mais poderosas faculdades que possuímos, a fim de trazer a actividade invisível para dentro da forma física visível.

Os arquitectos de nosso mundo de negócios fazem isso constantemente.

Eles recebem uma ideia, que é uma actividade invisível: delineiam, então, um quadro dela.

Basta apenas um curto espaço de tempo para que a substância se contraia e a ideia invisível torne-se um visível, tangível edifício.

A habilidade individual para usar esta Lei é absolutamente ilimitada; mas é só quando o discípulo conscientemente principia a trabalhar para controlar sua faculdade de visão, de modo a ocultar (proteger) das imagens de ordem negativa, que começa a ter liberdade e a pôr seu mundo em ordem.

A média dos pensamentos e sentimentos das pessoas não é mais que um montão de quadros caóticos e sugestões negativas, que aceitamos do mundo que nos cerca e continuamos repetindo e alimentando com a própria energia, por intermédio da atenção. 

Ordem é a primeira Lei Celeste - Amor, harmonia e paz o poder coesivo do Universo.

Elas provêm de uma fonte - única - e esta é a 'Poderosa Presença I AM do Universo', nosso Deus-Próprio.

Substância sem limites e poder invencível estão sempre perto de nós.

Temos apenas que compreender como elevar ou baixar a acção vibratória dos átomos pelo poder do 'I AM', a fim de produzir tudo o que possivelmente desejamos.

Ninguém poderá dizer o que deve acontecer dentro de nossa experiência e de nosso mundo senão nós mesmos.

A ilimitada substância omnipresente está sempre junto a nós, esperando ser influenciada.

Nós, o indivíduo, somos o canal por meio do qual a 'Poderosa Presença I AM' deseja expandir sua Perfeição.

Ela derrama incessantemente 'Luz Ilimitada', ou Energia de Vida, mas nós somos o governador do seu uso, o director do seu destino, e o resultado reverte para nós.

Ela pode produzir e produzirá instantaneamente tudo o que desejarmos, desde que mantenhamos nossa personalidade harmonizada, para que nossos pensamentos, sentimentos e palavras de discórdia não interrompam Sua Perfeição sempre fluente. 

A Vida é Perfeição e contém toda a manifestação perfeita dentro de si.

O único dever da personalidade é ser uma taça que carregue e manifeste a Perfeição da Vida.

Até que se consiga obediência por parte dos sentidos externos e se mantenha um sentimento de paz interior, está-se poluindo a pureza da Perfeição da Vida, que flui constantemente.

É nosso dever ficar ciente de que a sabedoria da 'Poderosa Presença I AM' dirige sempre o emprego que fazemos de nossa Força e Vida.

Com excepção de um Mestre Excelso, só Ela sabe o que é Perfeito para nós.

Ele, sendo uno com o Omnisciente Espírito de Deus, é uno com nossa 'Presença I AM", quer agindo através de nós ou por meio d'Ele.

Assim, somente nossa própria 'Presença I AM' ou um Mestre Excelso sabe o que é direito para nós em qualquer tempo.

Só estas duas fontes, que são realmente uma, podem ver toda a nossa Corrente de Vida para baixo, conhecer todas as forças que provocam nossos problemas, e a causa das nossas experiências - passado, presente e futuro.

A falta de discriminação para distinguir o falso do verdadeiro é o que faz o género humano fracassar em toda a parte no mundo exterior.

Aquele que toma a resolução de atingir a Perfeição deve exercitar a actividade externa do seu espírito para que ela não ouça outra voz senão a da sua' Poderosa Presença I AM'.

Ele deve aceitar apenas Sua Sabedoria e obedecer somente a Sua direcção.

Deve - ouvir a Luz - ver a Luz - sentir a Luz e - ser a Luz da 'Infinita Presença I AM'.

Embora haja uma individualização diferente ou Chama de Deus governando cada corpo humano, essas individualizações são, têm e usam a Una Universal Substância Espiritual, Sabedoria e Poder.

É como se não existisse mais que um Espírito, um Deus, Uma Substância e um Poder sempre aguardando para ser conscientemente influenciado e dirigido pela 'Poderosa Presença I AM' através da mente consciente ou actividade externa do indivíduo.

Se o sentimento e o pensamento da personalidade se mantêm harmoniosos, então a 'Poderosa Presença I AM' expande Sua Perfeição por meio da actividade externa do indivíduo.

Se são discordantes, a personalidade se torna como uma máquina a vapor sem dirigente e se destrói a si mesma.

Esta última é a condição que a maior parte da humanidade expressa hoje em dia.

Todos estão empregando constantemente essa maravilhosa, ilimitada Energia, a Maior Força do Universo.

A responsabilidade pelo seu uso recai inteiramente sobre o indivíduo, porque ele é um criador.

Se essa tremenda Energia for usada com a compreensão consciente do Amor, da Sabedoria e do Poder da 'Poderosa Presença IAM', o indivíduo só poderá expressar Liberdade, Perfeição e Mestria.

Todos sabemos que existem milhares de pessoas desejosas desta instrução.

Tanto isto é verdade que nenhum indivíduo, no céu ou na terra, deixará de atingi-la, se o desejo de 'Luz' for bastante sincero, forte e determinado para manter a atenção do intelecto sobre esta 'Luz'.

Essa deve ser a principal ideia sobre a qual toda a energia do indivíduo será focalizada.

Para aquele que possui esta grande determinação, serão abertos caminhos nunca sonhados para efectuar a realização desse desejo.

Se o ser humano procura a Luz com um dos olhos, e o prazer dos sentidos com o outro, não receberá muita Luz.

Os Grandes Mestres Excelsos tornaram-se Perfeitos e Todo-Poderosos porque se integraram e pensaram na Perfeição, obedecendo à Única Lei da Vida - o Amor.

Eles são - Aquilo - sobre que meditaram.

Hoje, a humanidade é - Aquilo - sobre que meditou e focalizou sua atenção no passado.

Os seres humanos não viveriam para ter mais que doze anos de idade se não fosse o auxílio contínuo desses Grandes Seres Luminosos de transcendente realização e Amor.

Eles dedicam aos habitantes da Terra a mesma protecção admirável que os pais altruístas dão aos seus filhos, e ajudam a todas as pessoas que têm desejo sincero de viver construtivamente.

A esses indivíduos abre-se sempre uma oportunidade para que possam sintonizar e contactar com a 'Poderosa Presença I AM' dentro deles mesmos, ancorar na Perfeição e adquirir também o Estado de Excelsos, se estiverem suficientemente resolvidos.

Os Mestres Excelsos trabalham sempre em perfeita cooperação com a Lei Cósmica do Amor.

Os estudantes perguntam muitas vezes: 'Por que esses Mestres, que são Omniscientes e Omnipotentes, não corrigem a discórdia sobre a Terra e não fazem cessar o sofrimento da humanidade?'

Eles ajudam o indivíduo que quer servir a Luz a harmonizar seus pensamentos e sentimentos e conduzir o corpo à obediência à 'Poderosa Presença IAM'.

Eles o protegem milhares de vezes das destrutivas correntes de força e actividades, das quais ele nem suspeita; mas não podem executar nem executam um plano de vida para ele.

Todo indivíduo só fica conhecendo uma coisa quando atinge a consciência dela, ao despender a própria energia, porque então ele a sente.

Um Mestre Excelso nunca, nunca se intromete com a eterna, sagrada prerrogativa do livre-arbítrio individual.

Sempre que uma força destrutiva de qualquer espécie se reúne num certo momento ou acumula pressão, seja causada por uma pessoa, um grupo, uma nação ou na natureza, a Grande Lei Cósmica permite que sua força seja empregue a fim de anular o foco, equilibrar a pressão e devolver a mal qualificada energia ao reservatório Universal.

Aí ela se torna purificada pela Grande Chama de Vida e pode ser empregue novamente.

A personalidade pode, se for obediente, libertar a Chama Consumidora do Amor Divino pelo comando consciente da 'Presença I AM' e voluntariamente purificar sua própria criação prejudicial.

Dessa maneira, o indivíduo evita a necessidade de um equilíbrio compulsório e purificação pela Acção da Lei Cósmica.

A disposição de corrigir um erro, rectificar um engano, equilibrar e purificar uma criação malévola, abrirá sempre o caminho para um Mestre Excelso dar assistência e proporcionar aquisição permanente.

Essa disposição pode ser expressa por um grupo, uma nação ou a humanidade inteira, tanto como por um só indivíduo, porque o Infinito só age e controla o Universo através de sua própria Individualização - através do Ser que diz 'I AM'.

A criação nunca poderia ocorrer se o infinito não tivesse reconhecido seu próprio Ser através do individual - 'I AM'.

Quando o indivíduo determina expressar a Perfeição da Vida, deve ser bastante leal com a própria 'Presença I AM' para ceder diante de sua autoridade, em face de toda experiência exterior.

Pode então manifestar o 'Grande Comando' e a Vida lhe concede a plenitude de todas as coisas boas, desde que reconheça a 'Poderosa Presença I AM' como Possuidora e Doadora de tudo o que é bom.

Se, porém, se recusa a aceitar sua 'Presença I AM', recusa todo o Bem e a Fonte que o produz.

Como a Vida é a Grande Chama de Deus, da qual tudo procede, ele, por sua atitude de pensamento e sentimento, recusa a Vida.

Por isso, a desintegração é a experiência de auto-escolha que o indivíduo permite à actividade externa de sua consciência impor sobre a própria Corrente de Vida.

Se se permite que pensamentos e sentimentos de raiva, ódio, egoísmo, crítica, condenação e dúvida a respeito da 'Presença I AM' permaneçam na consciência de qualquer ser humano, a porta aberta à Perfeição se fecha e sua existência torna-se apenas um processo de dormir e comer, até que a energia que se estende à consciência externa é consumida e o corpo entregue à dissolução.

Então, faz outro esforço para exprimir a plenitude da Perfeição, por meio de outro corpo, e continua esse esforço por eons, se necessário, até que a Perfeição seja plenamente expressa.

É justamente para evitar essa contínua reencarnação dentro da limitação que é tão imperativo ao indivíduo adquirir consciente entendimento da finalidade da Vida, porque o conhecimento de como expandir Amor, sabedoria e poder habilita-o a cumprir perfeitamente esse desígnio.

Saint Germain pode ajudar-nos a atingi-lo porque, pelo emprego da Chama Consumidora do Amor Divino para purificação e bênção da humanidade, podemos sempre libertarmos-mos.

 

Com amor e profunda gratidão,

Luís Barros