24 de março de 2021

SEBENTA – 14

Vontade de Deus e o livre-arbítrio

Agora entremos na compreensão simples da Vontade de Deus e o livre-arbítrio.

A vontade de Deus é a Opulência da Boa Vontade que é o legado de cada um dos filhos de Deus.

Quando nos aproximarmos da Luz por meio do uso da Poderosa Presença “Eu Sou” com sinceridade, não será possível que experimentemos outra coisa que não seja a Vontade de Deus.

Como filho de Deus a que o Pai deu livre-arbítrio, temos que compreender que somente a nós compete decretar o que actuará em nossa vida e mundo.

Devemos compreender que Deus só pode actuar em nossa vida e mundo de acordo com nosso mandato, por termos livre-arbítrio.

Deus é o Princípio de toda Vida e cada filho de Deus é uma parte consciente, activa e individualizada desse Único e Grande Princípio de Vida, Amor e Poder.

Deus deu em custódia a cada um de seus filhos esta Consciência Maravilhosa, a qual é omnipresente, eternamente elástica, a fim de ser dirigida a um ponto focal, onde escreverá com a Pena de Luz, para envolver a Terra.

A consciência é dirigida pelo livre-arbítrio.

É falsa a ideia ortodoxa de que Deus actua segundo Sua própria vontade na vida de cada indivíduo ou país.

Deus actua somente através da mente de Sua própria Individualização que está vestida com as personalidades que vemos a nosso redor.

Estas personalidades são somente veículos de uso e expressão desta Poderosa Individualidade que forma a Vontade de Deus e nosso livre-arbítrio, sendo que este só entra em acção sob nossa direcção consciente.

Cada função de nosso corpo é mantida através de uma acção consciente, ainda que não nos demos conta disto, porém à medida que formos nos aprofundando na Consciência da “Poderosa Presença Eu Sou”, compreenderemos que é impossível acto algum externo realizar-se sem a acção Auto-consciente.

Podemos comprovar isto de uma maneira muito simples.

Se desejamos realizar uma acção física, mover a mão, por exemplo, o pensamento de fazê-lo tem que preceder evidentemente a acção da mesma, do contrário a mão não se moverá.

Devemos aceitar esta humilde explicação e meditar sobre ela frequentemente, porque afastaremos da mente qualquer obstrução.

Somos um Ser com Livre-Arbítrio e um ser auto-consciente, e isto é verdadeiramente de vital importância para todos os indivíduos.

A Fonte de Vida que flui através de nossas mentes e corpos vem sempre pura e natural, contendo todo o poder, coragem, energia e sabedoria desejados; porém, ao não controlar nossos pensamentos e sentimentos, estamos requalificando esta Essência Pura, sem saber, com as ideias externas nas quais nossa atenção se fixou.

Formar o hábito de estar auto-consciente de que “Eu Sou a única Inteligência actuando”, em todo momento em que a mente estiver ocupada, resguardará a Maravilhosa e Poderosa Fonte de Vida contra o efeito descolorante.

Esta Vida Grandiosa vem para nosso uso Pura e Perfeita, porém, por falta de compreensão, a mente externa a requalifica constantemente com conceitos discordantes; e assim os seres humanos trocam sua Acção Perfeita pelo que expressam na actividade externa, como a limitação e a discórdia.

As Leis Universais, Cósmicas, da Terra, que impelem o crescimento através da lei de experiência, levam consigo mesmas aquilo que conhecemos como resistência.

Se não houvesse o que o individuo conhece como resistência, ele não faria esforço consciente, o que tornaria impossível o avanço na compreensão ou a volta à Casa do Pai, da qual se extraviaram as crianças da Terra.

A Resistência é uma Lei Natural; a discórdia é uma criação humana.

Não existe discórdia no Universo, excepto a que cria a personalidade.

Tomai-mos consciência de que “EU SOU a Presença governante disto”.

Primeiro vem à mente o desejo e se tomamos consciência: “Eu Sou a Mente Pura de Deus”, consumimos o pensamento e a mente fica inteiramente livre do desejo.

  

Com amor e profunda gratidão,

 

Luís Barros