21 de março de 2021

SEBENTA – 11

Presença Interior

Enquanto nosso corpo dorme, há, nos planos superiores, uma constante troca de ajuda.

É algo do qual nosso ser externo não consegue ter conhecimento.

No mesmo instante em que tranquilizamos a mente externa e a colocamos sob controlo, maiores revelações virão à nossa consciência.

E, sabendo que “Eu Sou a essência de tudo aquilo que desejo”, já sabemos que é possível produzir, em forma visível e tangível, qualquer coisa que tenhamos na consciência.

À medida que a Presença Interior entra em actividade, toda outra actividade cessa.

Isto é lógico e necessário, porque a actividade obedece à Presença ‘Eu Sou”.

A atitude de expectativa é vital quando se espera receber algo da Presença Interior.

É uma faculdade profundamente benfazeja (rica/produtiva) para aqueles que a cultivam.

Por exemplo, se concebemos um projecto que esperamos com ansiedade realizar, nos sentimos cheios de expectativa.

Podemos usar desta expectativa, que é de grande ajuda, a fim de que se manifeste o que desejamos.

As experiências resultantes dos aparentes mistérios da vida, quando bem compreendidas, são bênçãos disfarçadas, já que qualquer experiência que nos leve à única Presença “Eu Sou”, Deus em Acção, nos serve de maravilhoso propósito e bênção.

As situações infelizes se produzem porque as pessoas põem-se sempre a buscar nas origens externas de sua existência.

Não importa quais sejam as condições que tenhamos que enfrentar, não devemos esquecer a ideia de que o Amor é o eixo do Universo sobre o qual tudo gira.

Podemos amar Deus em acção, a Presença “Eu Sou” em tudo, pois o oposto de ódio é o Amor e “ninguém pode odiar sem ter amado profundamente antes”.

Cada ser humano é um poder e está destinado a tornar-se o Princípio Governante de sua vida e do seu mundo.

No facto de que dentro de cada ser humano está a Presença “EU SOU” sempre actuando, pode-se ver que cada um de nós mantém entre suas mãos físicas o ceptro do domínio e devemos recordar que a invencível Presença de Deus é, em todo momento, a actividade inteligente de nosso mundo e de nossos assuntos.

Isto nos mantém com a atenção distanciada da aparência exterior que jamais contém a Verdade, a menos que sejamos iluminados pela Presença “Eu Sou”.

Não importa qual seja o problema a solucionar, há apenas um só Poder, uma Presença e uma Inteligência que pode resolvê-lo.

É o reconhecimento da Presença de Deus, contra a qual não pode interferir nenhuma actividade exterior.

O princípio vital, continuamente activo, está sempre tentando expressar-se em sua Perfeição natural, porém, os seres humanos, com seu livre-arbítrio, consciente ou inconscientemente, o qualificam com todo tipo de distorções.

O indivíduo que mantenha sua atenção firme na Presença “Eu Sou em Deus e com Deus” converte-se em um Poder Invencível, que nenhuma manifestação humana pode derrubar.

Ao tomar consciência de “Eu estou aqui, Eu estou lá”, aparecem pessoas que nos ajudam, quando isto é necessário, já que o “Eu Sou” está dentro daqueles amigos também.

A libertação de todo domínio ou interferência apenas pode ocorrer por esta Presença “Eu Sou Deus em Acção” na vida do individuo.

Muitas vezes requer grande tenacidade apegar-se à Presença, quando as aparências parecem estar dominando.

Há um velho provérbio que diz: “Ninguém fracassa enquanto não se rende”.

Isto é verdade, porque, enquanto uma pessoa se une a Deus como sua inteligência governante, não há actividade humana que possa interferir na grande emanação que flui ao seu redor.

Há milhares que estão chegando à compreensão de que a Presença de Deus dentro deles é absolutamente invencível, até ao ponto de encontrar-se continuamente elevados acima da injustiça, da discórdia e da desarmonia motivada pela criação exterior.

Enquanto os humanos não aprenderem a manter sua atenção na Presença “Eu Sou” ou Deus Interior, encontrar-se-ão rodeados pelo indesejável, porém, por meio dessa Presença “Eu Sou” cada um tem o poder de se elevar por cima da discórdia e da perturbação.

A princípio é difícil mantermos-mos firmes, quando aparentes nuvens pesadas pairam sobre nós, porém, a actividade dinâmica da atenção fixa na Presença do Deus interior, é como um raio que penetra e dissolve a ameaçadora tempestade.

À medida que o indivíduo se adianta, sente-se mais invencível ante a criação humana, que ocasiona tantos distúrbios.

A frase de Jesus: “Conhece a Verdade e ela te fará livre” foi, sem dúvida, uma das Verdades maiores e mais simples, pois a grande base é o saber que esta Grande Verdade a que Ele se referiu era a lembrança da Invencível Presença de Deus Interno.

Se sabemos e estamos seguros disto e o afirmarmos sempre, então, sim, sabemos que temos a Presença dentro de nós.

O próximo passo é determinar: “Eu Sou a Presença Iluminadora, pela qual nada que eu necessite saber, me pode ser recusado, já que “Eu Sou” a Sabedoria, “Eu Sou” a Perfeição, “Eu Sou” o Poder revelador que traz tudo diante de mim para poder compreender e actuar de acordo.”

É muito fácil, uma vez que tenhamos compreendido que “Eu Sou” é a Única Inteligência e a Única Presença actuando”; visualizai-mos, portando, o ceptro entre as mãos físicas e, através desta Presença “Eu Sou”, poderemos fazer com que tudo que necessitamos saber nos seja revelado.

Asseguramos que isto, de nenhuma forma, interfere com o livre arbítrio de outros indivíduos e que não há nenhum mal em se reclamar e pedir o que é nosso, pois, ao fazermos isto, não se está interferindo com ninguém.

Se, em qualquer momento alguém tentar tirar-nos o que nos pertence, temos o direito de ordenar, através da Presença “Eu Sou”, que toda a situação seja ajustada e aquilo que é nosso nos seja devolvido.

Quando os indivíduos são governados inteiramente por seu ser exterior e não pensam no poder de Deus, que lhes dá a Vida, muito facilmente cometem toda classe de injustiças, porém, isto não significa que permitamos a eles actuarem em nosso mundo.

Não! Sobretudo quando sabemos que temos o Poder de Deus para ordenar e pedir a regularização e a justiça em todas as partes.

Nós não somos responsáveis pelas lições que têm que aprender os indivíduos que nos prejudicaram, de forma que deixemo-los receber suas lições e não permitimos que isto nos perturbe.

Quando os seres humanos começam a agir mal, neste exacto momento, põem em movimento a Grande Lei Universal da Retribuição e não podem evitar que essa retribuição os assalte algum dia, em algum lugar, do mesmo modo como eles não podem deter a acção dos planetas.

Para a vítima inocente a retribuição parece tardar muito em aparecer, porém, quanto mais tarde, mais poderosa é sua acção quando chegar.

Não há nenhum ser humano que possa evitar esta Lei.

Muitos indivíduos crêem que algo mau possa-lhes ser enviado por outro, porém, asseguramos que não é assim.

A única forma é não permitir que pensamentos indesejáveis perturbem, deixando, assim, entrar o ódio, a crítica e a condenação.

Ao fazermos isto, geramos aquilo em que acreditamos.

Aquele que conhece o poder de Deus dentro de si não tem porque temer nada de ninguém.

Cada um pode experimentar, se desejar, a plenitude da actividade de Deus em sua vida e em seu mundo.

É simplesmente o facto de escolher o que se queira ter ou não.

Se quisermos Paz e Harmonia sabemos que: “Eu Sou o Poder que o produz.”

Se queremos ajustes em nossos negócios, conhecemos isto: “Eu Sou a Inteligência e o Poder que os produz e nenhuma outra actividade exterior pode impedi-lo.”

No aparente mistério da incessante actividade da Vida está a Magna Presença “Eu Sou” sempre disposta a abençoar-nos com graça inconcebível, se assim permitimos.

E de que forma o permitimos?

Pela aceitação alegre desta Magna Presença e deste Grande Poder em nós!

Não vacilemos em invocá-la para que actue também nos mínimos detalhes de nossa vida cotidiana, não importa quão insignificantes nos pareçam, pois não há no Universo outra energia que actue através de nossa consciência, mente, corpo e mundo.

Dizemos frequentemente em cada coisa que desejarmos que seja feita: “Eu Sou a Presença”.

Isto abre o canal para que actue o Poder de Deus, trazendo-nos o justo.

Não devemos ter pena do ser exterior que, em sua ignorância, procede mal, seja para connosco ou qualquer pessoa.

Mantemos-mos calmos e serenos, sabendo que Deus é a única Inteligência e Poder actuando em nosso mundo e em nossos assuntos.

Eu Sou em vós a força, a cura auto-sustentada manifestando-se em vossa mente e em vosso corpo”.

Isto nos mantém em maior sintonia.

Voltamo-nos para Deus e surgirá sempre a Energia para ordenar cada situação.

As pessoas que compreendem esta Lei não estão sujeitas à injustiça nem às condições que o ser exterior tenta impor sobre os demais.

Recordai-mos, frequentemente, à mente externa e asseguramos-mos sempre que, dentro de nós, não há senão a Presença e o Poder de Deus actuado em nós e em nossos assuntos.

Relembramos em todas as circunstâncias que “Não há nada oculto que não me seja revelado”.

Esta afirmação é muito necessária.

Tão pouco esqueçamos que não importa o que outros nos façam, a nossa salvaguarda é enchê-los de Amor Divino (Chama Violeta, Rosa etc.).

Assim, quando tentam se aproveitar fazendo-nos alguma maldade ou injustiça, não o conseguem, porque sempre perdem alguma faculdade através da qual sentiriam alegria em prejudicar.

Os demais possuem o mesmo privilégio que nós temos de permanecer com Deus e, se não o fazem, isto não é assunto nosso.

Deus é a presença e o Poder, Todo Omnisciente, que sabe e descobre todas as coisas.

Nós podemos dizer a favor de outrem: “Amada Presença Eu Sou neste ser, invoco Teu Poder consciente, Tua Perfeição, Tua Sabedoria e Tua Inteligência directiva para que façais que tudo se ajuste nele e que receba a Paz e o Descanso que tanto necessita. Eu Sou a Presença que manda e dirige que isto seja feito agora. Elevai sua Consciência à Luz incandescente na qual ele possa ver e conhecer o Repouso e Beleza, que são seus por sua própria Criação e Serviço.”

É um erro permitir que a simpatia nos conduza a condições destrutivas.

Tomai-mos a postura de que: “Eu Sou a Única Presença actuando ali.”

Para aperfeiçoar condições, dizemos: “Eu Sou a Presença ordenando e sanando esta situação.”

O indivíduo que deseja ascender à Presença “Eu Sou” e viver ali, necessita da energia que precisamente desperdiça.

A exaltação do apetite sexual é o maior canal de desperdício que a humanidade tem.

Isto é o que nos impossibilita unirmo-nos à Presença “Eu Sou” o suficiente para conseguir a Maestria.

É 95% da causa da velhice, da perda da vista, do ouvido e da memória, já que estas faculdades deixam de funcionar quando cessa de fluir a corrente de energia vital à estrutura celular da massa cerebral.

A vontade nada pode realizar sem esta energia vital.

Esta energia que o homem desperdiça é a Força que permitirá unir-se firmemente à Presença “Eu Sou”.

É a vida que necessita para unir-se à Presença de Deus “EU SOU”.

Só há um meio de mudar aquilo que se construiu por esse canal erróneo, que o mantém atado ao mau uso e à manifestação: Cada vez em que se apresente esse desejo, dirigir o pensamento, instantaneamente, ao “Eu Superior”.

Muitas pessoas têm a crença de que podem controlar o desejo sexual por pura força de vontade, obrigando-se a dominar o impulso, seja sexual ou de álcool, ou de fumar, de drogas, ou qualquer outro.

Isto não serve para nada, porque o que se ganha é a repressão que os obriga a irromper por outro lado.

O único modo a fazer é mudar a atenção e sair dela da seguinte forma: “Eu Sou a Presença que modifica isto e o modifica agora, porque a Acção de Deus é sempre instantânea.”

Em toda condição errada, a primeira atitude a tomar é invocar a Lei do Perdão e a Chama Violeta Transmutadora.

Lembramo-nos que, quando usamos “Eu Sou”, pomos em movimento o Poder de Deus que actua.

Nós possuímos um poder invulnerável e invencível, se somos daqueles que conhecem e praticam a Presença “Eu Sou”.

A Lei do Perdão é a porta aberta para chegar ao Coração de Deus.

É a nota tónica, o eixo do Universo.

Eu Sou:

“EU SOU” A RESSURREIÇÃO E A VIDA!

“EU SOU” A ENERGIA QUE USO EM CADA AÇÃO;

“EU SOU” A LUZ ILUMINANDO CADA CÉLULA DO SER;

“EU SOU” A INTELIGÊNCIA, A SABEDORIA, DIRIGINDO CADA ESFORÇO;

“EU SOU” A SUBSTÂNCIA ONIPRESENTE, SEM LIMITE, QUE PODE SER USADA PARA MOLDAR A FORMA;

“EU SOU” A FORÇA, A COMPREENSÃO PERFEITA;

“EU SOU” A HABILIDADE A SER APLICADA CONSTANTEMENTE;

“EU SOU” A VERDADE QUE DÁ A LIBERDADE PERFEITA AGORA;

“EU SOU” A PORTA ABERTA À LUZ DE DEUS QUE NUNCA FRACASSA; Dou graças, entro nesta Luz plena, usando compreensão perfeita;

“EU SOU” A VISTA, QUE VÊ TODAS AS COISAS VISÍVEIS E INVISÍVEIS;

“EU SOU” O OUVIDO, ESCUTANDO OS SINOS DA LIBERDADE, QUE TENHO AGORA;

“EU SOU” A HABILIDADE DE SENTIR A MAIS EMBRIAGADORA FRAGRÂNCIA À VONTADE;

“EU SOU” A TOTALIDADE DE TODA PERFEIÇÃO QUE DESEJO MANIFESTAR;

“EU SOU” A COMPREENSÃO TOTAL, PODER E USO DE TODA ESTA PERFEIÇÃO;

“EU SOU” A REVELAÇÃO TOTAL E USO DE TODOS OS PODERES DE MEU SER QUE EU SOU;

“EU SOU” O AMOR, O MAGNO PODER MOTRIZ ATRAVÉS DE TODA AÇÃO.

 

Com amor e profunda gratidão,

 

Luís Barros